Área Restrita
Atrações 2017
Contagem Regressiva
08/06/2015
Paginas Estáticas
Página Estática

ARCA - A Origem

 

Como é bom ver a Expoac grande! Ver o sucesso alcançado através do suor dos nossos associados, do empenho de nossos parceiros e da participação de cada cacoalense. Nos dá orgulho levar o nome de Cacoal com tanto brilhantismo para todo o Estado de Rondônia, toda a região norte.... todo Brasil!

Mas você se lembra de como tudo aconteceu?
 
A Associação Rural de Cacoal (ARCA) foi fundada em 10 de Março de 1998 através da união de pequenos, médios e grandes pecuaristas que uniram forças para criarem uma associação grande e de alta representatividade.
 
A ARCA nasceu com o objetivo de lutar pela melhoria da agropecuária com a implantação de técnicas avançadas de melhoramento genético do rebanho bovino, bem como, lutar por avanços na agricultura, incentivando a mecanização, a irrigação, enfim, a busca de tecnologia de ponta que possa garantir a expansão do agro-negócio no município.
 
Para a concretização destes objetivos, a Associação Rural de Cacoal dependia de uma estrutura básica e aí nasce o primeiro grande desafio: a construção do parque de exposição de Cacoal.
 
Esta história teve início com uma reunião no auditório da Prefeitura Municipal. Na oportunidade foi então eleita, por aclamação, a Diretoria Provisória da instituição, tendo como presidente o associado Toninho Ragnini. 
 
Seis dias depois era realizada a primeira Assembléia Geral para leitura e aprovação dos Estatutos Sociais da Associação, eleição e posse dos demais dirigentes. 
 
A primeira diretoria executiva ficou assim constituída: Toninho Ragnini (presidente), Adilton Notário (vice-presidente), José Hamilton Beleti (secretário), Hildevar Munin (2º secretário), Sebastião Martins Alves (tesoureiro) e Gilmar Teixeira (2º tesoureiro). 
 
Na gestão de Toninho Ragnini foi construída a estrutura básica do Parque de Exposição de Cacoal. Desde o início, toda a parte estrutural do Parque foi projetada pelo Engenheiro Nelson Mangueira. O primeiro passo para a realização deste sonho veio com a doação de uma área de 12 hectares à margem da RO 383, pelo empresário Adilson Notário. Cada sócio firmou o compromisso de dar as mãos e contribuir financeiramente para, juntos, tornar realidade o tão sonhado parque de exposições da cidade.
 
O Município teve fundamental importância na realização do Sonho do Parque de Exposições de Cacoal, principalmente na parte financeira e operacional. O então Prefeito Divino Cardoso não mediu esforços em participar diretamente da construção do Parque. 
 
A classe política local também acreditou na ideia e passou então a somar forças com os associados da Arca. 
 
Em poucos dias, a área doada pelo empresário Adilton Notário a três quilômetros da cidade transformava-se em um verdadeiro canteiro de obras. Assim, ficaram prontos, na gestão do empresário e pecuarista Toninho Ragnini, os primeiros quatro pavilhões, sendo dois pavilhões comerciais construídos em parceria entre Estado e Município e dois pavilhões de argola feitos pelas Famílias Góis e Notário. 
 
Ainda na gestão do primeiro presidente ficaram prontos a arena de rodeios, as arquibancadas, o palco de shows, os dois restaurantes, a caixa d’água, o poço artesiano, os muros, a arborização e o asfaltamento das principais vias internas do parque. 
 
Vale lembrar que na ocasião a população de Cacoal também fez a sua parte, participando do Primeiro Bingão, realizado com o objetivo de angariar fundos para a construção do Parque.

Comentários

14/02/2016
rfti39n7@yahoo.com
GYu6apq44z
Secrete1ria Mirian, me coloco e0 dsospiie7e3o caso precise de um palestrante em e1reas ligadas a execue7e3o penal.Sere1 uma satisfae7e3o retornar a Porto Velho-RO e rever os colegas da SEJUS.Forte abrae7o Esp. Manoel Aires Conceie7e3o FilhoAgente de Segurane7a Prisional de Goie1s-GO
CAPTCHA Image
Recarregar Imagem